Relacionamento Institucional e Comunicação Social

A implantação de empreendimentos de relevante impacto ambiental demanda um acompanhamento institucional, por parte do empreendedor, junto aos órgãos licenciadores, demais agências governamentais e junto a população abrangida. Tais empreendimentos tornam-se invariavelmente alvos de rigorosa fiscalização e acompanhamento (independentemente de atribuição legal) das mais diversas entidades com escopo na preservação ambiental, tais como Ministério Público, organizações não governamentais, associações de classe, etc.

Neste sentido, para evitar contratempos em sua implantação, a EQUILÍBRIO intermedeia o relacionamento com as instituições públicas e privadas quando necessário, bem como presta serviços de comunicação social junto a comunidade abrangida, através do diálogo com suas lideranças ou diretamente com os proprietários abrangidos pelo empreendimento. Dentre as atividades costumeiramente exercidas estão, o acompanhamento de vistorias ambientais, a tomada de providências relativas à obtenção de Declaração de Utilidade Pública de empreendimentos do setor elétrico, nos termos das legislações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a obtenção de requerimento e acompanhamento de projetos de travessias de Linhas de Transmissão junto aos órgãos competentes, realização de reuniões e audiências públicas, distribuição de folders, cartazes, eventos, notícias de jornais e rádios locais, e ainda o contato direto com o público-alvo, através do apoio à população atingida.